sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Histórico do Colégio

 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA



O Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães foi fundada em 1970, na gestão do prefeito o Sr. Érico Caíres Cardoso, atendendo a alunos de 5.ª a 8.ª Série do Ensino fundamental, com o nome de Ginásio de água Quente ( em homenagem ao antigo nome da cidade ), funcionava em um prédio escolar, situado á praça São João, com as seguintes dependências: 4 salas de aula, 1 diretoria com secretaria conjugada, 4 sanitários, sendo 2 masculino e 2 feminino.
Inicialmente era mantido pela prefeitura e comunidade local. No ano de 1971, o colégio passa a ser chamado “Centro Educacional Cenecista de Água Quente, mantido pela CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade) autorização de n.º 3935 – Diário Oficial de 22/05/1971. Posteriormente, através da resolução de n.º 176, parecer de CEE, 081/74, Diário Oficial de 17/05/1974, passa a ser estabelecido o funcionamento do 1.º e 2.º grau, com formação para o Magistério.

Na gestão do governador do estado Ilmº Srº Antonio Carlos e do secretário de educação o Ilmº Sr.º Eraldo Tinoc, segundo portaria de n.º 2286, Diário Oficial de 22/02/200, a Secretária de Educação no uso de suas atribuições legais e de acordo com a legislação vigente determina que o Grupo Escolar Antonio Carlos Magalhães, que funcionava a escola de 1.º grau (1.ª a 4.ª série), passasse a denominar Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, par ministrar o Ensino Fundamental (5.ª a 8.ª série) e o Ensino Médio.

Hoje o colégio apresenta os seguintes dados cadastrais, conforme indica o quadro abaixo.

Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar

Unidade escolar Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães.

Endereço Avenida Antonio Carlos Magalhães, n.º 08.

Telefones (77) 3677-2196

E-mail ceacmericocardoso@hotmail.com

Home-page

Cadastro no MEC/Inep 29236606

Autorização de funcionamento 2286 de 22/02/2000

Classificação IDEB 2.7

Modalidades de ensino Ensino Fundamental (5.ª a 8.ª série), Ensino Médio, Normal em Nível Médio e o

Segundo Tempo Formativo (Eixo IV e V).

Quantitativo de alunos .670 alunos.


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A estrutura do colégio está organizada seguindo a hierarquia: 1 diretor, 2 vice diretores, 1 secretária, 2 técnicos administrativo, pertencente ao quadro efetivo do estado, 14 professores efetivos, 2 REDA, 5 da rede municipal e 2 PST ( Prestação de Serviço Temporário); 3 auxiliares administrativo , 3 porteiros, 3 bibliotecários, 3 merendeiras, e 3 auxiliares de limpeza, todos cedidos pela prefeitura municipal.

Hoje o colégio segue com gestão da diretora Maria das Graças A. Guimarães Viana, eleita pelo processo seletivo de 2008, que junto com a equipe escolar tem buscado atender as necessidades dos alunos, melhorando a educação no município. Uma boa parte dos professores já possui licenciatura e outros estão em formação. Com a realização de projetos e as reuniões a escola tem conquistado a confiança dos pais e a maior participação destes em todos os momentos que forem necessários.

O Colégio conta também com um Colegiado Escolar forte e atuante, discutindo ações conjuntas a fim de sanar as dificuldades dos alunos, bem como, do colégio em todos os aspectos.

Sua organização se estrutura, conforme organograma.

Nome Cargo Formação básica Especialização (ões) Carga horária Turno de trabalho Vínculo

Maria das Graças A. G. Viana Diretora Superior Licenciatura. Em Letras 40 Horas Matutino, vespertino e noturno Efetivo

Abel Marques Leão Vice-Diretor e professor Superior Licenciatura. Em Matemática 40 horas Matutino, vespertino Efetivo

Raimundo Vieira de Assunção Vice-Diretor e professor Superior Licenciatura. Em Biologia 40 horas Matutino, vespertino Efetivo

Ajesu Marques Leão Professor Magistério 20 horas Noturno Efetivo

Altino Silva Alcântar Professor Magistério 40 horas vespertino e noturno Efetivo

Cláudia Cardoso Pereira Professor Superior Licenciatura. Em pedagogia 40 horas Matutino, vespertino Efetivo

Crélia Lopes Xavier Professor Superior Licenciatura. Em Geografia 40 horas Matutino, vespertino Efetivo

Margareth Trindade Professor Magistério 20 horas Matutino, Contrato

Eurice Sila Oliveira Professor Magistério 40 horas Matutino, Contrato

Enoc Silva Santos Professor Superior Licenciatura. Em pedagogia 40 horas Matutino, vespertino Contrato PST

Gilvan de Oliveira Silva Professor Magistério 20 horas Matutino, Contrato

Rosa de Almeida Professor Magistério 20 horas Matutino, REDA

Janete Mendonça Santos Cruz Professor Superior Licenciatura em letras 40 horas Vespertino e noturno Efetivo

Jose Aparecido de Oliveira Professor Magistério 40horas Vespertino e noturno Efetivo

Edna Coimbra de Oliveira Professor Superior Licenciatura em Biologia 20 horas Vespertino e noturno Contrato

Maria das Dores de Jesus Souza Professor Superior Licenciatura em História 40 horas Matutino e vespertino Efetivo

Inez Maria Vieira Professor Magistério 40 horas Vespertino e noturno Efetivo

Elizangela A. Rocha Professor Magistério 40 horas Vespertino REDA

Novilson Marques Almeida Professor Superior Pedagogia 40 horas Vespertino e noturno REDA

Peterson Novais de Brito Professor Superior Licenciatura em Historia 40 horas Matutino e vespertino Efetivo

Raymundo Santos Marques Professor Magistério 40 horas Matutino e vespertino Efetivo

Marineide Dias Professor Magistério 20 horas Matutino e vespertino Contrato

Eva Trindade Técnico administrativo Superior Licenciatura em letras 40 horas Matutino e vespertino Efetivo

Iracy Amaral Azevedo Secretária Magistério 40 horas Matutino e vespertino Efetivo

Creuza Lopes Xavier Auxiliar administrativo Superior Pedagogia 40 horas Matutino e vespertino Efetivo
ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
A escola está localizada em uma área central da cidade, em um terreno de 50 x 50: 2.000 ( dois mil) metros quadrados, na Avenida Antonio Carlos Magalhães, n.º 8, com 8 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 cantina, 1 sala de professor conjugada com a secretária, 1 pátio que está sendo coberto para realização de eventos e atividades esportiva e de lazer.

Quadro 3 – Recursos da unidade escolar

Tipo do recurso Descrição Quantidade

Equipamentos Computadores 17

Impressora 4

Mimeógrafo 1

Monitores 9

Televisor 3

Material didático Livros paradidáticos 800

Livros técnicos 30

Retroprojetor 1

Projetor de imagem 1

Mapas 20

Globo terrestre 2

Mobiliário Mesas 8

Cadeiras 20

Carteira universitária 250

Armário 15

 PERFIL DOS ESTUDANTES

Boa parte dos alunos do colégio são oriundos da zona rural. Em torno de 70% dos alunos usam o transporte escolar, outros residem em casa de estudante, mantida pela Prefeitura local, e outra parte dos alunos moram na zona urbana.


Apresentam características da cultura local com suas peculiaridades, de influência católica, são apreciadores das festas religiosas que acontecem periodicamente em varias localidades do município. Na região predomina a atividade rural, pois a maioria dos pais são lavradores ou pequenos proprietários de terra.

Dentro desse contexto, há alunos comprometidos com a educação, visando o futuro promissor através dos estudos, para outros, apenas uma atividade de rotina. Por isso, gestores e docentes tem a tarefa de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção ao ambiente social. O colégio além de oferecer as duas modalidades de ensino (Ensino Fundamental e Médio), conta também com o Segundo Tempo Formativo, Eixo IV e V, procurando atender a defasagem idade/série, característica presente entre nossos alunos.

A maioria dos alunos pertencem a uma classe econômica baixa, de família com pouca escolaridade, refletindo no desempenho dos alunos, levando a escola a realizar um trabalho de conscientização sobre a necessidade de uma melhor formação ética e acadêmica dos alunos.

. PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

O Colégio Antônio Carlos Magalhães é a única instituição da rede estadual de educação no município, também o único a oferecer o Ensino Médio. Possui um bom relacionamento com a comunidade externa, entretanto não é grande o envolvimento da mesma no processo de ensino e aprendizagem.

Por ser uma cidade pequena, com poucas alternativas de trabalho, sobressaem as atividades agrícolas e pecuárias com o comercio, voltado para o plantio da cana-de-açúcar, com a produção de rapadura e a cachaça.

 CONSELHO ESCOLAR

O Colégio não possui um Conselho de Classe, com representantes e momentos de reuniões definidos, apenas se reúne no final do ano com alguns representantes da comunidade escolar com o objetivo de aprovar e reprovar alunos, sua criação é uma das propostas da nova gestão.

Conta com o Colegiado Escolar com representantes dos seguintes segmentos: Professor, alunos, pais e funcionários, com reuniões mensais estabelecidas em calendário, possuem estatuto anexado ao Projeto Político Pedagógico. O colegiado é atuante e participativo em todas as reuniões, eventos e decisões junto a gestão da escola. Será acrescentado na próxima eleição, que ocorrerá esse ano um representante da comunidade local.

Está em processo de criação o Grêmio Estudantil, já foi elaborado o estatuto e também realizada assembléia geral, com as eleições marcadas para a primeira semana do mês de agosto do ano em curso.


 PPP

A Unidade Escolar possui o Projeto Político Pedagógico há alguns anos, elaborado inicialmente como um processo exigido por lei e não como norteador das ações e definições do processo ensino-aprendizagem, e como acompanhamento dos resultados apresentado pelos alunos.

Porém, atualmente foi reelaborado com a participação da comunidade escolar, com modificações nas novas ações e metas, focando principalmente a qualidade da educação no desenvolvimento acadêmico dos alunos, que têm apresentado um baixo índice no IDEB.

No Projeto Político Pedagógico, encontra também o Plano de Ação da escola, o Plano Operacional de Gestão, elaborado com uma comissão escolar representada pelo diretor, Vice-diretores, e representantes de professor, alunos e pais.

MISSÃO

A missão da escola é contribuir para a constante melhoria da qualidade de vida, visando assegurar uma educação de qualidade, a fim de resgatar o valor da família e a auto-estima daquele que a ele pertence.

Visão

A unidade escolar tem como visão contribuir para que haja uma mudança de atitude da equipe escolar, na busca de uma educação de qualidade para os alunos dentro de um ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo.

Valores

A comunidade escolar tem como valores:

a) As relações éticas e morais

b) Comprometimento

c) Trabalho cooperativo e atuante

d) Respeito às diferenças

Objetivos e metas

Os objetivos estabelecidos no PPP atual tiveram como base, os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -, a evasão escolar a distorção idade/série, aprovação e reprovação.

A ESCOLA HOJE







Atualmente a escola, tem buscado envolver toda a comunidade escolar na participação e elaboração de diretrizes com mudanças em vários processos como: a gestão democrática – O gestor atual foi escolhido através de eleição, qualificação superior, atuação do Colegiado Escolar, é notória a participação do mesmo nas ações pedagógicas e administrativas da escola. Percebe-se que a unidade escolar tem melhorado muito sua imagem perante a comunidade externa.

A unidade escolar hoje, conta com um coordenador pedagógico, que junto à direção da escola pretende desenvolver um trabalho de acompanhamento das Atividades Complementares (AC.), no sentido de assegurar ao professor um melhor desempenho de suas atividades pedagógicas.

Nossa escola tem como ponto importante no seu desenvolvimento: buscar proporcionar as condições de acesso e permanência o sucesso do processo educacional.

Um comentário:

  1. Olá Abel, Maria das Graças e Raimundo,
    Estive aqui para visitá-los.
    Parabéns pelo trabalho e continuem divulgando as ações da unidade escolar.
    Marialba

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